quarta-feira, 19 de setembro de 2007

gostei do teu blogge

Marte


Novidades sobre este planeta



O planeta gelado: as várias eras glaciais de Marte
Há 6 dias
PARIS (AFP) — Marte já passou por 40 eras glaciais nos últimos cinco milhões de anos, quando vastas áreas de seu solo poroso congelava e descongelava, de acordo com simulações feitas em computador divulgadas nesta quarta-feira.
Essas mudanças são resultado principalmente do ângulo de rotação do planeta, tão extremo que faz com que Marte passe por estações. Essas estações são mais longas do que as terrestres porque a Terra está a uma distância menor do Sol.
Existe gelo em sua forma estável no subsolo marciano nos dois hemisférios do planeta.
Ao longo do tempo, no entanto, a extensão desse gelo tem mudado de maneira contínua, para o leste e para o oeste, assim como para o norte e para o sul, devido a mudanças na exposição solar causadas pela inclinação rotacional de Marte, segundo Nobert Schorghofer, astrofísico da Universidade do Havaí.
Quando são aquecidas pelo Sol, áreas da superfície do planeta liberam umidade para a atmosfera. Depois, quando a superfície esfria, a evaporação se condensa navamente e vira solo solto, conhecido como rególito.
"Hoje, isso dá origem ao gelo que se deposita nas médias latitudes e se distribui por uma profundidade de três camadas nas altas latitudes, que são, do topo ao fundo, compostas por uma camada seca, gelo e uma geleira maciça", diz o estudo de Schorghofer, publicado pela revista britânica Nature.
Em março, uma pesquisa publicada no jornal americano Science descobriu que existe um outro subsolo de gelo no pólo sul de Marte, que cobre todo o planeta com uma profundidade de 11 metros.